David Ospina se tornou um dos jogadores colombianos de maior destaque nos últimos anos. Com grandes atuações pelos clubes e pela seleção colombiana, o goleiro manteve uma carreira equilibrada em alto nível. Assim conquistou o respeito e a admiração por onde passou.

Após 15 anos de carreira, o atleta se tornou ícone do Atlético Nacional de Medellín e ídolo também em seu país. Então, vamos conhecer um pouco melhor a vida de David Ospina, um dos maiores jogadores colombianos de todos os tempos.

Desde que a Colômbia ganhou projeção mundial nos anos 90, com o histórico goleiro René Higuita conquistando o coração do mundo, a Colômbia sempre foi um celeiro de bons goleiros.

Nessa escola, em 2005, David Ospina iniciou sua carreira profissional. Desde então, o goleiro se mostrou uma peça segura e sólida, conquistando a confiança de seus treinadores, colegas de equipe e torcedores.

Vamos, então, conhecer um pouco melhor este respeitado goleiro colombiano.

Perfil completo: David Ospina
Perfil completo: David Ospina

Informações pessoais de David Ospina

Nome completo

David Ospina Ramirez
Data de nascimento

31 de agosto de 1988

Local de nascimento

Medellín, Colômbia
Altura

1,83 metro

Posição

Goleiro
Clube Atual:

Atlético Nacional

Número

1
Carreira

2004 – Atlético Nacional;

2008 – Nice (França);

2014 Arsenal (Inglaterra);

2019 Napoli (Itália);

2022 Al Nassr (Arábia Saudita);

2024 Atlético Nacional 

Categoria de base

Atlético Nacional
Família

Jessica Sterling (esposa)

Dulce Maria e Max (filhos)

Carreira David Ospina

Tão logo se profissionalizou, David Ospina se destacou. Com sua maneira sólida de atuar e compromissado com os treinos, o atleta logo chamou a atenção de seus treinadores. Assim, em pouco tempo tornou-se titular de sua equipe, o Atlético Nacional de Medellín.

Com apenas 17 anos, o atleta já foi promovido a titular de seu time. Torcedores e imprensa logo perceberam que se tratava de um jogador acima da média.

Assim, o goleiro foi fundamental para os bons resultados que viriam, incluindo dois títulos nacionais. Porém, a carreira de Ospina ainda chegaria a um momento ainda mais glorioso.

Com atuações quase impecáveis, o goleiro foi fundamental para seu time durante a Copa Libertadores da América de 2016. Na primeira fase, o goleiro foi peça importante para que clube terminasse na primeira colocação geral.

De forma sólida, Ospina fechou o gol nos seis primeiros jogos da fase de grupos e não tomou nenhum gol. O Atlético Nacional passou para a segunda fase com cinco vitórias e um empate.

Nas oitavas-de-final, o goleiro teve mais duas atuações brilhantes e o Atlético eliminou o Huracán da Argentina, que também havia sido um de seus adversários na fase de grupo. Na Argentina o jogo terminou sem gols; e na Colômbia o clube da casa venceu por 4 a 2.

Em seguida, mais um adversário forte, o Rosário Central, que havia terminado a fase de grupos em primeiro lugar e eliminado o forte Grêmio nas oitavas. na Argentina, aconteceu a primeira derrota do time colombiano na competição, por um a zero. Diante de sua torcida, Ospina, foi fundamental na vitória de sua equipe por 3×1, ajudando seu clube a avançar de fase.

Porém, na semifinal, o adversário era o São Paulo, tricampeão da competição. Nos dez jogos anteriores, o São Paulo só não havia marcado gol em um único jogo. Mesmo diante de um ataque potente, David Ospina não se abalou.

No primeiro jogo, no Brasil, Ospina foi fantástico, fez defesas incríveis e o Atlético venceu por 2×0. Na Colômbia, apesar da pressão adversária, Ospina, mais uma vez, teve uma atuação de gala e o Alviverde colombiano venceu novamente, desta vez por 2×1.

A final seria contra o surpreendente Independiente del Valle, do Equador, que havia eliminado times como River Plate e Boca Juniors. No Equador, o jogo foi tenso e equilibrado e o resultado final foi um a um.

Diante de sua torcida, o Atlético Nacional entrou em campo para o segundo jogo da final concentrado e focado. Ospina fez defesas que entraram para a história do clube e garantiu a vitória de seu time por um a zero.

Graças a atuações míticas de David Ospina, o Atlético Nacional conquistou seu segundo título da Copa Libertadores da América. Dessa forma, o arqueiro escreveu seu nome na história do futebol colombiano.

Vale destacar ainda atuações incríveis pela seleção colombiana, incluindo em partidas de Copa do Mundo.

Assim, dificilmente outro goleiro alcançará tantos feitos na história do futebol colombinano como David Ospina.

Estilo de Jogo de David Ospina

O goleiro sempre se destacou por seus reflexos rápidos e consistência debaixo da baliza. Sempre firme e seguro, o goleiro se destacou por passar segurança ao setor defensivo de suas equipes.

Concentrado nos treinos, Ospina também sempre foi referência para os demais colegas de trabalho, principalmente para os mais jovens.

Ospina também demonstrou, durante sua carreira, bom posicionamento e habilidade para sair jogando com os pés sempre que necessário.

A carreira de goleiro é muito exigente. Todos os grandes arqueiros sempre tomam alguns “frangos”, assim como todo grande atacante perde “gols feitos”. Contudo, é notável que Ospina tenha um número tão baixo de “frangos” em sua carreira, o que o credencia como um arqueiro sólido e confiável.

Vida pessoal de David Ospina

Ospina sempre foi focado em sua família. Dedicado aos pais, irmã, esposa e filhos, Ospina nunca se envolveu em escândalos e situações embaraçosas da vida pessoal. Discreto e amigável, David Ospina Ramirez é um exemplo para a nova geração de goleiros do mundo inteiro, assim como para os mais jovens de seu país.

Conclusão

Agora que você já conhece a carreira de David Ospina, já é capaz de entender porque este atleta conquistou um espaço na história do futebol colombiano que dificilmente será ocupado por outro atleta.

Com seu estilo de jogo sólido e firme, este arqueiro é, merecidamente, um ídolo que merece respeito de seus torcedores e, principalmente, adversários.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *