Em 1985 o Millonarios trouxe ao futebol profissional um goleiro fora da curva, René Higuita nascido em 1996 na cidade de Medellín é um dos maiores nomes da história do futebol mundial. O Higuita ficou famoso mundialmente por defesas com acrobacias, a mais marcante é vestindo a camisa da Colômbia em um amistoso contra a Inglaterra em 1995, a famosa defesa escorpião.
Além de acrobacias e defesas arriscadas, René Higuita era um grande goleiro e vestiu diversas vezes a camisa da Seleção da Colômbia. Hoje ele ainda trabalha com futebol, mas desta vez com um trabalho de treinador de goleiros. Ao longo de toda carreira o Higuita se consagrou no mundo do futebol pela plasticidade de suas defesas.
Abaixo você poderá conhecer um pouco mais sobre a história deste goleiro icônico da seleção da Colômbia. Saiba mais detalhes sobre a vida e carreira como jogador de futebol e treinador de René Higuita:
Informações Pessoais de René Higuita
O René Higuita foi um dos grandes jogadores da história do futebol colombiano. Ele vestiu a camisa da seleção em 68 jogos e mesmo sendo goleiro possui uma marca bem curiosa de 61 gols em 493 jogos, um número bem alto de gols que muitos atacantes do futebol europeu que são destaque na atualidade não alcançaram ainda.
Uma forma mais simples de conhecer o tamanho da importância do Higuita para a história do futebol e ver algumas informações sobre ele. Abaixo você ter um panorama geral de quem é René Higuita e entender um pouco mais sobre o que fez dele uma lenda do futebol mundial:
Nome completo: | José René Higuita Zapata |
Data de nascimento: | 27/08/1966 |
Local de nascimento: | Medellín, Colômbia |
Altura: | 1,75 |
Posição: | Goleiro, Treinador de Goleiros |
Time atual: | Atlético Nacional |
Número: | 01 |
Carreira nas categorias de base: | Millonarios |
René Higuita construiu seu nome como uma lenda do futebol como jogador, mas agora como preparador de goleiros ele faz um ótimo trabalho. René Higuita foi um dos maiores goleiros da história da seleção da Colômbia, mas apesar do seu destaque como grande goleiro como jogador ele só venceu dois títulos na carreira.
A carreira do jogador de futebol René Higuita
A carreira de René Higuita começou no Millonarios, time no qual ele atuou por mais de 4 anos como profissional. Depois do seu começo de carreira ele foi vendido para o Atlético Nacional e de lá ele partiu para a Europa, onde ganhou experiência internacional jogando pelo Real Valladolid. A carreira de René Higuita não teve passagens por muitos clubes Europeus, ele jogou grande parte da sua carreira na Colômbia.
Em 1989 e 1994 ele conquistou dois troféus diferentes pelo Atlético Nacional, uma libertadores da América e venceu o campeonato colombiano uma única vez. Ele se aposentou em 2009 vestindo a camisa do Pereira a Colômbia e em seguida começou sua jornada como preparador de goleiros, trabalhando com futebol, mas fora das quatro linhas.
Ele começou a trabalhar como preparador de goleiros no Al-Nassr, mas atualmente trabalha no Atlético Nacional desde 2017. Mesmo não jogando mais futebol, René Higuita é um dos grandes nomes do futebol mundial, foram 63 gols em sua carreira, mesmo sendo um defensor. A defesa escorpião se tornou uma grande marca do jogador e até hoje ele é lembrado por fãs do esporte.
O estilo de jogo de René Higuita
Um fator bem curioso sobre o René Higuita é sua altura, ele mede apenas 1,75, uma estatura baixa para goleiros, mas ele sempre solucionou este problema com um ótimo posicionamento e muita elasticidade. Ele não era um goleiro que sofria muitos gols, pois ele sempre soube se posicionar muito bem dentro de campo.
Atualmente no Atlético Nacional ele trabalha pesado com os goleiros do clube para desenvolver este forte senso de localização dentro de campo. Como jogador René Higuita se destacou por suas defesas com acrobacias, mas também é importante ressaltar o quão bem ele sempre soube se posicionar dentro do gol para evitar gols mesmo sendo baixo para os padrões de um goleiro.
A vida pessoal de René Higuita
René Higuita é uma lenda do futebol Colombiano, mas sua vida pessoal como jogador sempre foi marcada por muitas turbulências. Dentro de campo ele nunca foi um jogador agressivo ou algo do tipo, suas polêmicas estavam relacionadas ao uso de cocaína, já que diversas vezes ele foi suspenso de suas atividades por problemas com a droga.
Em 1991 René Higuita também virou noticia por visitar ninguém menos do que Pablo Escobar. Ele foi preso em 1993 por sequestro, o que só demonstra que ele sempre viveu altos e baixos como jogador. Depois de se tornar preparador de goleiros, René Higuita se afastou das polêmicas e aparentemente ele toma uma vida tranquila longe de substâncias ilícitas.
Conclusão
O René Higuita é um dos grandes nomes da história do futebol mundial, este goleiro ficou muito marcado pela famosa defesa escorpião. Como jogador, René Higuita sempre foi um grande destaque por ter um ótimo senso de localização e hoje como treinador ele é uma referência para goleiros na Colômbia.